sexta-feira, dezembro 04, 2009

Cumbuco 2009

Amigos, está a chegar ao fim a nossa estadia em Cumbuco.
Estiveram excelentes condições de vento, durante a manhã perto de 17 nós e à tarde, 15 nós vindos de sudeste. Desde o amanhecer até depois do pôr do sol (a Lua tem ajudado) temos visto kites na água.

Durante a manhã tem estado maré baixa, e o mar está quase flat, as ondas chegam à tarde com a maré cheia.

Aqui fica um registo com pequenos filmes gravados aqui no Cumbuco…

 
Cumbuco, Brasil - 2009 from tak | things about kite on Vimeo.


Ontem foi dia de “downwinds”… saímos de Cumbuco a fazer kite e só parámos 8 kms depois, na lagoa do Cauípe.
O Brasil é, sem dúvida, um dos melhores locais do mundo para os downwinds, porque os carros ou buggies podem andar na praia e vão a acompanhar os kitesurfistas, dando um grande apoio caso queiramos mudar de kite, beber água ou simplesmente parar.

Em termos de manobras, sem dúvida os locals estão a “partir a loiça toda”…
Tipicamente são miúdos com pouco mais de 12 anos que demonstram vontade em experimentar kitesurf e muitos estrangeiros, quando vão embora, acabam por lhes deixar de presente os kites mais antigos.
Serem kites grandes ou pequenos, novos ou velhos, não interessa… rapidamente estão a fazer grandes manobras de kitesurf. Ontem, por exemplo, estava um local, que não teria mais de 14 anos, a treinar com tranquilidade uma manobra inventada pelo 5x Campeão do Mundo, Aaron Hadlow.

Hoje partimos para Lagoinha, que fica a aproximadamente 40kms de Cumbuco e garantiram-nos que tem um grande spot na foz de um rio… daremos notícias…





2 comentários:

su disse...

gulosos! :)

su disse...

ahhh... e gosto da musiquinha escolhida ;)

Enviar um comentário